Se você é lojista você já está acostumado com o Calendário Comemorativo do Varejo, também conhecido como Calendário Sazonal ou Promocional. Na verdade são promoções em cima de promoções, um exercício enorme para fazer o cliente final comprar, concordam?
E aí é preciso muita criatividade, planejamento, e energia para chamar as pessoas para loja. Este tema gera muito tópicos para conversa, mas hoje vamos falar apenas de promoção, e depois voltamos com mais post sobre datas, planejamentos e muito mais. Ok?
Então vamos lá, dicas de promoção:
⦁ Preço Fixo
Neste tipo de desconto separa-se produtos por preços estratégicos que chamam atenção do cliente para ir até a loja. Geralmente as pessoas memorizam o preço mais baixo, mas na compra elas escolhem o que veste melhor e não apenas o menor preço. Assim é bom para o cliente e para o lojista.
No caso da Mondress, trabalhamos com lingerie, então estipulamos 3 preços para as calcinhas por R$9,90, 16,90 e R$19,90. Também fixamos preço para os sutiãs e peças modeladoras. Optamos por etiquetar os produtos com etiquetas coloridas e definir que cada cor representava um valor, assim ninguém se perdia na hora da compra.
⦁ Desconto Progressivo
Nesta promoção quanto maior número de peças, maior o desconto. A ideia é incentivar o cliente a levar mais produtos. Exemplo: 1 peça 10% de desconto, 2 peças 20% de desconto, acima de 3 peças 30% de desconto.
⦁ Leve 3 pague 2
Esse tipo de promoção lembra supermercado, mas também funciona para moda. É preciso planejamento e contas na ponta do lápis da parte lojista para não perder dinheiro. Na Mondress ainda não testamos esta dica, mas ela é muito comum nas lojas de departamento.
⦁ Até 99% de desconto
Ok nós exageramos no desconto, mas esse tipo de promoção é muito comum e muitas vezes usamos demais a mesma ideia de liquidação. O ideal é utilizar essa promoção na data de maior queima de estoque do ano, e não sempre, se não o cliente passa a viver de altos descontos. Então vale segurar essa ideia para uma ou duas vezes no ano e depois fazer promoções diversas como as mencionadas acima.
Nesta promoção o cliente vai até a loja buscando um desconto grande e não vale colocar um produto com 80% de desconto e a maioria com 20% de desconto que o consumidor ficará muito bravo. É realmente um momento de baixar o estoque e gerar cadastro de clientes.
E depois tentar trazer esses clientes em outras datas para a loja.
Existem diversos tipos de promoção e a gente sempre pode desenvolver mais uma ideia, as promoções mencionadas acima são as que mais funcionam para as lojas varejo da Mondress e por isso decidimos dividi-las com você lojista. Algo bacana também, é criar um diário de promoção e registrar aquelas que mais atraem os clientes e geram melhores números assim ajuda a criar um planejamento para o ano seguinte. Certo?
Dividam com a gente as ideias e dúvidas, ok? Até o próximo post. Beijos